Como o Colégio realiza o planejamento escolar para o ano letivo

O verão já começou, as férias escolares dão uma folga para os alunos, mas o planejamento escolar para o próximo ano letivo está a todo vapor. É hora de preparar conteúdo, definir metas e traçar objetivos para o período que vem à diante. Neste momento, toda a equipe pedagógica está trabalhando para que 2022 seja um ano de conquistas, aprendizado e desenvolvimento.

Ao final do planejamento, um documento será gerado para nortear as ações do colégio ao longo do semestre ou ano todo. E é ele que servirá de apoio para os profissionais da educação tomarem decisões e ter uma visão geral de como a escola irá funcionar. Os pais podem ter acesso ao conteúdo deste planejamento falando com o Colégio, para que possam ter conhecimento e acompanhar a execução das atividades propostas para o ano de seus filhos matriculados. O diálogo constante e a presença ativa dos pais junto aos educadores é fundamental para o desenvolvimento intelectual, cognitivo e social dos alunos.

De forma geral, o planejamento escolar é desenvolvido no semestre anterior ao de sua execução e é normal que existam revisões durante o processo. No caso do Colégio Pedro e Rafael, por exemplo, os períodos são planejados tendo como foco a metodologia de ensino, que vai além das disciplinas tradicionais, trabalhando com os alunos o desenvolvimento da educação socioemocional, o senso de responsabilidade e o desenvolvimento de habilidades para que não somente enriqueçam o seu conhecimento, como também desenvolvam sua autoconfiança e cresçam acreditando em seu próprio potencial.

O que consideramos na hora do planejamento escolar? Durante este processo além de listar os conteúdos que serão abordados em sala de aula, também há dedicação ao trabalho de administração, pensando em infraestrutura escolar, que indica melhorias estruturas e sistêmicas que poderão ser realizadas durante o período. Horários, equipes, reuniões de pais e alunos, pesquisa de novos temas e assuntos, tudo sempre com olhar na execução e melhoria contínua.

Você sabia dessas etapas antes dos conteúdos chegarem até a sala de aula? É participando da vida escolar dos seus filhos que eles se sentem inclusive estimulados a fazerem mais e melhor!

Compartilhe essa História

Facebook
WhatsApp
Twitter
Telegram
LinkedIn

Confira outros conteúdos...