Como falar sobre sustentabilidade com crianças?

O tema é complexo, mas existe um caminho: o início, a introdução. Não vamos nos apegar às minúcias técnicas sobre sustentabilidade, mas nos concentrar no macro e na sua importância. Muito além de um termo da moda, a sustentabilidade é um conceito real, que – se aplicado de maneira correta – garantirá a continuidade da vida como conhecemos em nosso planeta, ou seja, a importância deste assunto é inegável.

Mas, como falar sobre isso com as crianças? É possível começar conceituando, por meio de exemplos, os recursos que temos disponíveis no meio ambiente, como a água, o oxigênio, as plantas e os animais. Feito isso, passar para o passo de explicar a necessidade da manutenção da vida e como fazê-la, por meio de uso responsável dos recursos naturais.

Outro passo importante é como descartamos tudo que usamos. Ensine as crianças desde cedo a fazerem o descarte correto do lixo e da necessidade de reciclarmos. Cada material tem uma utilidade, um tempo de degradação e uma alternativa de reuso consciente. Vale ainda uma experiência sensorial, como, por exemplo, ficar uma hora sem energia elétrica. As consequências desta experiência já poderão mostrar na prática a importância deste recurso.

“Nosso planeta possui recursos finitos e o quanto antes este tema for iniciado nas crianças, maiores são as chances de termos adultos com consciência sustentável e a responsabilidade que isso implica”, explica Pedro Yamada, diretor pedagógico do Colégio Pedro e Rafael.

Tenha um bom começo com dicas como:
• Faça sua própria horta, mesmo que comece em um pequeno vaso;
• Doe roupas e brinquedos usados e em bom estado;
• Modere o uso de energia elétrica;
• Diminua o consumo de água e evite ao máximo desperdício.

Compartilhe essa História

Facebook
WhatsApp
Twitter
Telegram
LinkedIn

Confira outros conteúdos...

Dia das mães

Dia das Mães, e agora?

Qual presente comprar? Onde encontrar opções e melhores preços? Qual é mesmo perfume que ela gosta? “Xiii” (sic) que mesmice, hein?! Sim, é isso que

Contine Lendo »