Quando falamos em consumismo, diretamente ligamos o problema aos adultos, não é mesmo? Mas o que muita gente não tem ideia é que o consumismo infantil também é uma realidade que precisa ser trabalhada e evitada o quanto antes, pois seus efeitos a longo prazo podem ser bastante prejudiciais.
O desejo de consumir as coisas é natural ao longo da vida, em qualquer faixa etária, e nem sempre resultará em consumismo, pois nem tudo que temos vontade saímos comprando. Geralmente, a maioria dos adultos consegue lidar melhor com isso, colocando limites financeiros e controlando o impulso de compra, enquanto as crianças encontram dificuldade em lidar com esse sentimento.
Com propagandas que as estimulam o tempo todo, é natural que os pequenos tenham o desejo por diferentes coisas como brinquedos, por exemplo, principalmente na era dos influenciadores e independente da condição financeira dos pais.
Neste sentido, a filosofia trabalhada através do programa Gênio das Finanças aqui no CPR auxilia as crianças a terem consciência e saberem se planejar para realizar os sonhos, mas sem nutrir o consumo exagerado nem entrar em dívidas apenas para acumular coisas.
Mais do que educar, os pais precisam ser um bom exemplo no ambiente familiar. Vamos juntos ajudar a formar cidadãos mais conscientes pra o mundo!