As férias chegaram! Confira atividades e brincadeiras para aproveitar ao máximo os dias de diversão

O período de férias escolares é o mais aguardado pelas crianças, afinal, é quando elas têm liberdade em sair da rotina e fazer coisas que não são possíveis durante o dia a dia, como por exemplo, acordar um pouquinho mais tarde, ter mais tempo para diversão, entre tantas outras coisas.

Com as férias antecipadas e um pouco diferente este ano, entreter essa turminha exige criatividade, por isso, separamos algumas atividades que vão inspirar você e seus filhos para curtirem as férias em casa, de uma maneira super divertida.

1 – Reviva brincadeiras clássicas

Sabe aquelas brincadeiras que fizeram parte da sua infância, agradam a todos e nunca saem de moda? Então, este é o momento de resgata-las e transmitir para mais uma geração.

Alguns exemplos são – amarelinha, pular corda, cabra cega, bambolê, cabo de guerra, entre tantas outras. Além de serem super divertidas, essas atividades colocam seus filhos em movimento e proporcionam um momento de conexão familiar.

2 – Leve as crianças para cozinha

O que é normal para os adultos, para as crianças é pura diversão. Elas adoram colocar a mão na massa, então, chame o seu filho para a cozinha e preparem receitas juntos. Uma dica é pensar em refeições temáticas – o dia do sanduíche, da pizza, das saladas, das frutas. Com certeza elas vão se divertir e garantir o lanchinho para próxima festinha ou brincadeira.

3 – Festa do Pijama

Esta dica parece simples, mas as crianças amam sair da rotina na hora de dormir. Monte um acampamento na sala, reúna a família e aproveitem uma noite super diferente. Ah, e que tal aproveitar o clima para compartilharem e contarem histórias juntos?

4 – The Voice Kids

Para divertir ainda mais as crianças, proponha um concurso musical. Peça para elas ensaiarem as músicas que mais gostam e soltarem a voz. Além de proporcionar horas de entretenimento, você ainda estimula o talento musical delas.

5 – Cinema em casa

Essa dica é outra aposta certeira. Pegue a pipoca e os petiscos que prepararam juntos, apague as luzes, e curta um bom filminho em família.

6 – Faça uma cápsula do tempo

Peça para as crianças escreverem um pouquinho sobre a infância delas – como foi o dia, brincadeiras que mais gostam, melhores amigos e até mesmo os desejos e planos que tenham para o futuro. Também vale guardar algumas coisinhas para aumentar a nostalgia quando ela for aberta.

A cápsula do tempo pode ser uma caixinha escondia em algum cantinho da casa, ou para aumentar a diversão, se você tiver um quintal, enterrá-la no jardim. A ideia é deixar alguns anos de lado, só não pode esquecer.

7- Brinque de jardinagem e plantação

As crianças que vivem na cidade grande nem sempre tem contato com a natureza, então, que tal aproveitar o período de férias para se aprofundarem um pouquinho mais no tema? Vocês podem plantar uma hortinha juntos, pode ser em um espaço pequeno no quintal, ou até mesmo em um vasinho no apartamento. O importante é que a criança desde cedo, tenha contato com o processo de evolução da natureza.

8 – Desmonte um velho equipamento eletrônico

Que a tecnologia está presente na nossa vida isso não é novidade, mas você sabe como funcionam os equipamentos eletrônicos? Essa pode ser uma atividade super divertida!

Que tal deixar a curiosidade correr solta e oferecer que as crianças desmontem aqueles equipamentos eletrônicos velhos e quebrados que já não tem mais uso? É legal para vejam e entendam como funcionavam e como são os componentes internos. Só não se esqueça de alertar que eles não podem fazer isso com todos os eletrodomésticos da casa.

9 – Faça uma árvore genealógica

À medida que as crianças vão crescendo, é normal começarem a se questionar sobre a própria origem, por isso, fazer uma arvore genealógica ajuda a contar a história da família de uma maneira lúdica e divertida. Use fotos, figuras, desenhos e se possível, escreva um pouquinho da história de cada membro da família.

10 – Escreva um registro das férias para lembrar-se do que mais gostou

As possibilidades de brincadeiras divertidas e criativas são infinitas, por isso, ao final das férias, peça para o seu filho escrever um registro de como aproveitou os dias de “descanso” em casa, e quais foram as atividades que mais gostou e o que aprendeu de novo! Esta atividade ajuda a criança a refletir sobre os aprendizados e novas habilidades adquiridas em cada atividade.

Compartilhe essa História

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Confira outros conteúdos...

Podcast Ensino Remoto

Nossas aulas remotas continuam e para mantermos a qualidade de ensino é importante contar com profissionais preparados e as melhores ferramentas online. Neste Podcast com

Contine Lendo »