A música como benefício no aprendizado

Companhia para todas as horas, estímulo ou reflexão, seja em casa, no carro, no ônibus, na corrida e, até mesmo, no banho, a música está presente na vida das pessoas em praticamente todas as ocasiões. Quem nunca viveu histórias de vida que parecem ser traduzidas na totalidade por alguma canção? Música pode ser entretenimento, lazer, profissão, terapia e, por que não, instrumento de aprendizados?!

Vamos descobrir juntos alguns benefícios da música, com foco na aprendizagem?

Conhecimento sobre língua e expressão
Nos primeiros anos de aprendizagem, crianças – curiosas por natureza – possuem uma grande capacidade de absorção e a música favorece a compreensão das palavras e expressões. Além de oferecer um vasto e diversificado vocabulário, que pode estimular os alunos a buscarem os seus significados e, por consequência, elevar o nível intelectual delas.

Estímulo sensorial e de memória
Desenvolver a capacidade de ouvir e compreender favorece crianças na escuta ativa, essencial para uma comunicação de qualidade, e reforça a memória, já que as letras e melodias ficam ressoando mesmo após o final das audições, já que algumas áreas do cérebro são atividas pela música.

Capacidade de concentração
Por ser agradável e transmitir emoções, a música favorece a capacidade de concentração de quem ouve. Nas crianças, onde a curiosidade é aguçada, a atenção ao som potencializa a concentração.

Todos esses benefícios podem ainda ser melhor aproveitados em casos em que as crianças participam da música, seja cantando ou tocando algum instrumento. “Entendendo isso, temos no CPR aulas de música com um retorno muito, tanto de aprendizado quanto de satisfação dos alunos”, explica Pedro Yamada, diretor pedagógico do CPR.

Compartilhe essa História

Facebook
WhatsApp
Twitter
Telegram
LinkedIn

Confira outros conteúdos...

Dia das mães

Dia das Mães, e agora?

Qual presente comprar? Onde encontrar opções e melhores preços? Qual é mesmo perfume que ela gosta? “Xiii” (sic) que mesmice, hein?! Sim, é isso que

Contine Lendo »