A importância das férias para as crianças

O esperado e planejo período de férias escolares, momento de descanso e descontração para os alunos e, também, um tempo de qualidade no convívio familiar e com os amigos. Com menos obrigações e horários previamente definidos, as crianças ficam mais livres e ter este tempo é importante para o processo de aprendizado deles.

Nosso cérebro funciona incentivado por recompensa, logo, após um período de dedicação, esperamos a recompensa do descanso. Tirar o foco das aulas regulares por um período no meio do ano, portanto, estabelece essa conexão importante para as crianças, que – em breve – voltarão às aulas.

Isso, porém, não significa que tudo deve ser deixado de lado. Ter uma rotina de leitura, por exemplo, ajuda a manter o cérebro ativo e receptivo para aprender coisas novas. A leitura, aliás, exerce um papel importante no desenvolvimento da criatividade e o do senso crítico.

Durante as férias, outra medida importante de estímulo é o convívio social. É uma boa hora para incentivar atividades com os coleguinhas, jogos e práticas esportivas, são exemplos que podem ser aplicados e ajudam neste desenvolvimento.

Estar próximo dos pais e conhecer mais esta rotina, também estabelece uma conexão única para a família, senso que precisa das emoções para ser vivenciado.

15

Fora da grade convencional, alguns colégios realizam atividades durante as férias e este o nosso exemplo, no Colégio Pedro e Rafael temos o do Curso de Férias CPR, que está acontecendo e vai até o dia 2 de agosto.

“Com uma programação especial de atividades temáticas, novos aprendizados e brincadeiras, a diversão da criançada está garantida”, cita Pedro Yamada, diretor pedagógico do CPR.

A ação é exclusiva para alunos CPR e acontece até dia 02 de agosto, na Unidade III, onde se concentram as aulas da Educação Infantil. Para inscrever seu filho, Fale com a Cris pelo WhatsApp (19) 99915-6029.

Compartilhe essa História

Facebook
WhatsApp
Twitter
Telegram
LinkedIn

Confira outros conteúdos...