A educação socioemocional na construção de crianças para o futuro

A Educação Socioemocional tem sido cada vez mais necessária na vida e para o desenvolvimento das pessoas. Através dela as crianças, indivíduos em formação se tornam autônomos, responsáveis e conscientes das próprias decisões, além de adquirirem a resiliência tão importante no trato com os outros. Este também é inclusive, um dos pilares do programa Escola da Inteligência, que será trabalhado com os alunos e a comunidade escolar no Colégio Pedro e Rafael a partir de 2020.

Tanto quanto o aprendizado das matérias e conteúdos do currículo, conhecer as habilidades e compreender as próprias emoções é um processo educacional que enxerga o aluno em toda a sua completude. Nessa jornada a criança desenvolve autoestima, confiança em si e nos outros, empatia, respeito, consciência social e senso de responsabilidade. O “investimento” nesses aspectos contribui para a formação de pessoas mais equilibradas e bem sucedidas que podem fazer diferença para a vida em sociedade.

Idealizado pelo psicanalista, médico, professor e escritor Dr. Augusto Cury, o programa Escola da Inteligência irá agregar ainda mais o processo de construção moral e intelectual dos nossos alunos a partir do próximo ano.

No convívio familiar também é possível desenvolver e cultivar comportamentos positivos com atitudes simples, de interação durante as brincadeiras, participação nas tarefas domésticas e diárias, nas trocas de elogios e em diversas ocasiões.

Vale a pena conferir e investir nessa profunda experiência educativa!