Comportamento infantil: como lidar com a birra?

Nos primeiros anos de vida de uma criança é muito comum que ela passe por uma transformação de comportamentos e dentre eles, a birra se faz bem presente. Em uma crise de birra, as crianças passam por um descontrole emocional, não observam suas ações e não compreendem o que é dito a elas. Para os pais, pode ser difícil a tarefa de lidar com a imaturidade infantil, porém é importante ter tolerância para lidar com essa fase.

Especialistas explicam que algumas ações podem ser cruciais para que o comportamento na infância seja equilibrado e para que a birra seja evitada:

  • Tenha calma

Estar tranquilo no momento da birra é importante para que a criança se sinta compreendida e também se acalme.

  • Não tenha vergonha

Entender que essa é uma situação que precisa de paciência e calma faz com que ninguém aja por impulso e ceda ao desejo da criança. É um processo que demanda resistência e tolerância.

  • Demonstre compreensão

Dizer que entende o que a criança está passando e até contar uma história de frustração pela qual você vivenciou pode deixar a criança mais segura, calma e acolhida diante da turbulência.

  • Desvie a atenção

Em algumas situações, desviar a atenção da criança pode evitar uma possível birra.

  • Observe as necessidades da criança

Fome e sono podem ser muitas vezes os desencadeadores da birra, por isso, estar atento as necessidades do seu filho pode evitar desconfortos e momentos de exaustão.

  • Dê o poder para pequenas tomadas de decisão

Deixar que a criança tenha autonomia para fazer pequenas escolhas, como decidir entre duas opções de lanchinho da tarde, demonstra confiança, segurança e ela se sente responsável diante de outras situações.

  • Demonstre orgulho quando a criança tomar uma atitude positiva

Mostre orgulho e satisfação sempre que a criança fizer algo positivo, dessa forma ela entende que manter o controle pode gerar uma reação positiva para ambas as partes.

Alguns atos podem transformar o modo como as crianças lidam com a frustração e como os pais lidam com as crises dos filhos. Nós do Colégio Pedro e Rafael, em Campinas | SP oferecemos o apoio necessário para que as crianças tenham um desenvolvimento maduro e educativo.

Compartilhe essa História

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Confira outros conteúdos...