Os benefícios de desenvolver a autonomia entre as crianças

A autonomia é uma habilidade que pode – e deve – ser trabalhada entre as crianças desde cedo, com atividades direcionadas e indicadas para cada idade, desde arrumar os próprios brinquedos até tarefas domésticas divididas entre a família.

Esse é um valor praticado aqui no Colégio Pedro e Rafael, por exemplo, por meio da filosofia da Escola da Inteligência, onde os pequenos aprendem com seus próprios limites e se desenvolvem de maneira completa.

Entre todos os benefícios que essa potencialidade pode trazer para as crianças, separamos três delas para que as famílias possam compreender mais sobre esse conceito:

Primeiros passos
Muitos devem se perguntar: “Eu quero dar mais autonomia para meus filhos, mas como faço isso? ”. Em um primeiro momento, o básico pode ser o início desta jornada. Arrumar a cama, trocar o pijama pela roupa do dia, escovar os dentes, tomar banho, se enxugar, colocar as roupas sujas no cesto são atividades simples e que as crianças podem ser estimuladas a praticar todos os dias. Esse é um cuidado com si mesmo que faz parte do processo de autoconhecimento e noção de responsabilidade.

Interação social
As relações sociais não acontecem apenas dentro do Colégio, mas também são vivenciadas dentro de casa. Estimular que os pequenos tenham suas próprias interações, que podem ser inclusive de formas diferentes com a mãe, o pai ou os irmãos, faz parte da construção da personalidade e da resolução de conflitos, sejam eles externos, de convivência, ou dentro de si mesmo.

Negociação
Assim como na dica acima, estimular que as crianças possam resolver suas próprias questões é importante para que elas possam construir suas relações. No entanto, é necessário perceber que negociar é diferente de barganhar, o que visa apenas o benefício lateral. Desenvolver isso desde cedo colabora diretamente para a capacidade de conquista e construção dos próprios objetivos.

De acordo com a psicóloga clínica cognitiva comportamental, Fabiana Ferrari (CRP 14/00230-2), costurar uma relação de confiança com os filhos pode gerar resultados que serão aplicados na vida adulta. “A importância dessas oportunidades envolvendo autonomia para a criança é enorme. Com elas, os familiares podem demonstrar algo que refletirá em um comportamento mais seguro de futuros adultos”, comentou.

Compartilhe essa História

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Confira outros conteúdos...