A disciplina positiva é um tipo de abordagem socioemocional que tem foco no desenvolvimento da autodisciplina, responsabilidade, cooperação e resolução de problemas, usando da educação e clareza nos relacionamentos, a fim de estabelecer um conjunto de atos com resultados benéficos.
Uma combinação entre liberdade e limites são ensinados na disciplina positiva e deixa claro que o “não” é necessário. Tratar de disciplina positiva é sobre abordar a respeito de uma comunicação clara sobre metas, regras e limites.
“Acreditamos que este método prepara nossos alunos para conversas complexas, análise críticas e tomadas de decisão”, explica Pedro Yamada, diretor pedagógico do Colégio Pedro e Rafael.
O que podemos destacar?
• Respeito mútuo – colocar-se no lugar do outro e desenvolver uma comunicação firme e objetiva;
• Conexão – sentimento de fazer parte de processos e decisões, relação direta e às claras;
• Relacionamentos – ouvir diferentes pontos de vista, seguir regras pré-estabelecidas e lidar com os “nãos”, preparar as crianças para situações da vida em que habilidades socioemocionais são testadas e necessárias.
Como aplicar a disciplina positiva em casa? De acordo com a Escola da Inteligência, algumas técnicas são:
• Passe tempo de qualidade com seus filhos para construir um relacionamento saudável. Isso inclui brincar, conversar e simplesmente curtir a companhia um do outro;
• Encoraje seus filhos a desenvolverem seu potencial, a fim de perceberem suas habilidades e terem mais independência;
• Diante de problemas de comportamento, conversem e reflitam, procurando soluções juntos. Quando incluídos no processo, eles são incentivados e motivados a fazer melhor;
• Tenha uma comunicação clara com seus filhos. Oferecer orientações claras e explicar suas expectativas com antecedência, previne comportamentos inadequados;
• Iniba maus comportamentos sem simplesmente punir. As consequências devem ensinar lições de vida que preparem as crianças para se tornarem adultos responsáveis. Afinal, não existe comunicação sem diálogo.