Dicas para tornar a leitura um hábito familiar

As tecnologias atuais favorecem o uso de redes sociais, com a aplicação de algoritmos que nos mostram o que mais gostamos com maior frequência, elevando o nível de interesse e de envolvimento com a rede, algo que pode provocar excessos. E este fato também contribui para um declínio significativo na leitura convencional. Inúmeras e grandes livrarias fecharam as portas e o hábito de ler tem ficado menor com o avançar o tempo.

Quem se acostumou a ler apenas títulos e reduziu a leitura à poucas linhas, talvez, não se empolgue em ler um livro com 200, 300 páginas, entretanto, os benefícios da leitura são expoentes do desenvolvimento humano. “É óbvio que precisamos aplicar a prática à teoria, mas é ela quem nos embasa, suporta e é material de consulta”, relembra Pedro Yamada, diretor pedagógico do Colégio Pedro e Rafael, que aplica e incentiva a leitura para os alunos. “Nosso sistema de ensino [Anglo] tem base forte na leitura e acreditamos que este incentivo em época escolar, atrelado aos exemplos dos pais, fortalecem a prática da leitura”, comenta.

Diante do cenário de tecnologia, uma das alternativas para tornar a leitura interessante e ao mesmo tempo conectada, são os livros online. Basta um celular para conseguir meios de leitura dentro do aparelho, sem deixar de lado um importante hábito que leva ao desenvolvimento de senso crítico, cognitivo e de percepção.

Veja aqui mais 5 dicas:

1- Ter prazer na leitura
Para que o hábito seja estabelecido, é fundamental sentir prazer pelo que se está lendo. Atualmente, as opções são infinitas nas livrarias e lojas virtuais, e cada um pode selecionar o item que mais lhe agradar.

2- Respeito pela individualidade
É importante haver liberdade para escolher o que se lê, sem julgamentos. Se o objetivo for uma leitura em conjunto, todos devem ser ouvidos para procurar um consenso e, caso contrário, uma das partes pode dar uma chance à opinião alheia.

3- Regularidade
Muitas vezes, os membros da família terão disponibilidades ou disposições diferentes para ler. Logo, o mais importante é estabelecer uma regularidade sobre a leitura, mesmo que isso seja em momentos distintos e separados.

4- Compartilhamento
Quando um leitor descobre um trecho que, por alguma razão, o fascina, a vontade maior é de dividi-lo com outras pessoas. É ótimo que isso ocorra no ambiente familiar, porque, assim, cada um fica conhecendo ainda mais o outro, os seus gostos particulares, sua forma de pensar e de conceber o que acha que é belo e significativo.

5- Material de apoio
Nas aulas da escola, os estudantes carregam materiais didáticos de apoio para diversas disciplinas, a fim de compreender fatos atuais ou textos literários. Esse tipo de material também pode ser inserido nas discussões familiares, auxiliando a leitura de todos.

Compartilhe essa História

Facebook
WhatsApp
Twitter
Telegram
LinkedIn

Confira outros conteúdos...

CPR na Comunidade

Matrícula Solidária CPR 2023

A quarta edição do Matrícula Solidária está ativa no Colégio Pedro e Rafael (CPR). Desde quinta, dia 12 de janeiro, metade do valor de cada matrícula efetivada do Berçário ao 1° do Ensino Médio serão

Continue Lendo »