Lidar com uma criança que está sempre em movimento e constantemente distraída pode ser desafiador. Mas essa inquietude pode ser resultado de hiperatividade, um tema amplamente discutido na educação.
A hiperatividade é caracterizada por um comportamento incomum, que inclui excesso de atividade motora, falta de atenção e impulsividade. Também conhecido como TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade), esse comportamento afeta de 3% a 6% da população mundial.
O diagnóstico requer atenção, observação e cuidados, mas alguns sinais podem ajudar as famílias nesse reconhecimento. Separamos cinco deles:
- Baixa capacidade de manter o foco em atividades por muito tempo, quando a criança frequentemente começa uma tarefa e logo a abandona para outra;
- Dificuldade em seguir regras e manter a organização, ou seja, problemas para cumprir tarefas simples e planejar a médio ou longo prazo;
- Impulsividade excessiva, com reações intensas a conflitos e dificuldade em controlar impulsos;
- Desempenho acadêmico abaixo do esperado, com dificuldades na concentração em sala de aula e nas tarefas escolares;
- Distúrbios de sono, com dificuldade para descansar adequadamente.
Vale ressaltar que esses podem ser “sintomas” de hiperatividade ou ainda de outras questões, por isso é fundamental que o diagnóstico seja feito por especialistas.
Além do acompanhamento multidisciplinar, outras frentes podem ajudar os pequenos a lidarem com a hiperatividade. Aqui no Colégio Pedro e Rafael, por exemplo, o programa Escola da Inteligência auxilia as crianças e adolescentes nesse sentido, com ações que trabalham o controle das emoções e o convívio com outras pessoas.
Com paciência e amor é possível seguir em equilíbrio, com qualidade de vida e um desenvolvimento completo.