Quando chega o fim do ano, é comum que muitas pessoas se organizem para realizarem ações sociais e de solidariedade em comunidades vulneráveis ou com instituições de diferentes segmentos.
Neste sentido, para além das doações, é possível criar esse sentimento de pertencimento e empatia entre os pequenos desde cedo. Algumas dicas são, além do exemplo, mostrar a importância do assunto para as crianças, desde iniciativas como doar um brinquedo sempre que ganhar algum novo até a mobilização por arrecadar chocolates na Páscoa ou panetones no fim de ano, como sugestão.
A escola também possui um papel fundamental nessa fase. Aqui no Colégio Pedro e Rafael, por exemplo, temos como um de nossos projetos o “CPR na Comunidade”, que realiza ações durante todo o ano com instituições e grupos solidários de Campinas. Outras ações também fazem parte do nosso calendário, como a “Matrícula Solidária”, onde destinamos 50% do valor das matrículas efetuadas durante um período no início do ano para o Centro Infantil Boldrini, que realiza o tratamento de crianças e adolescentes com câncer. Nos últimos três anos, já foram mais de R$ 45 mil arrecadados e doados para o hospital.
Em 2023, também realizamos a “Páscoa Solidária”, onde arrecadamos chocolates para os pequenos do Espaço Crescer e Vencer, além da arrecadação de brinquedos, no Dia das Crianças, e de panetones no Natal para os atendidos pela Casa da Criança Paralítica, também de Campinas.
Quando a solidariedade faz parte da rotina, nossos pequenos crescem entendendo o valor de compartilhar mais do que bens materiais, mas amor com quem mais precisa. 💙