Compreender a relevância das atividades extracurriculares para crianças requer uma perspectiva abrangente do desenvolvimento dos estudantes.
A escola desempenha um papel social vital, não apenas transmitindo conteúdo, mas também oferecendo oportunidades para moldar a formação humana. Nesse contexto, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) destaca a necessidade de construir conhecimentos, comportamentos, habilidades, valores e atitudes em todas as dimensões do desenvolvimento humano: física, socioemocional e cultural.
Para cumprir essas metas, a educação vai além da sala de aula, onde se concentra a aprendizagem formal. As atividades extracurriculares desempenham um papel crucial ao proporcionar estímulos adicionais, permitindo que crianças e adolescentes se desenvolvam de maneira completa. Entre os benefícios estão o estímulo de novas habilidades, especialmente as relacionais e afetivas, que contribuem para formar cidadãos colaborativos, capazes de relacionamentos saudáveis, enquanto promovem habilidades como foco, disciplina, responsabilidade e gerenciamento emocional.
Essas competências amplas influenciam positivamente o desempenho acadêmico, proporcionando melhor saúde física e psicológica, o que se traduz em maior dedicação às aulas tradicionais e, consequentemente, maior produtividade nos estudos.
Aqui no CPR, por exemplo, os estudantes são incluídos em uma série de atividades neste sentido, como esportes, instrumentos ou até mesmo artes .
Em um mundo dominado pela tecnologia, as atividades extracurriculares também preenchem um importante espaço ao ocupar o tempo livre de maneira saudável e diversificada, proporcionando interações sociais, contato com a natureza e atividades físicas, equilibrando com o excesso de exposição digital.
Além disso, a realização de diversas atividades extracurriculares ajuda as crianças a se conhecerem melhor, explorando esportes, artes e outras áreas para identificar suas aptidões e preferências. Isso contribui para o autoconhecimento e pode orientar escolhas futuras, apoiando os projetos de vida dos adolescentes.