A história do Colégio Pedro e Rafael: o legado de uma vida

Educar é exercitar o amor na sua plenitude. É preparar caminhos, fortalecer asas para voos rumo à realização de grandes sonhos e escrever histórias a muitas mãos. A educação é um presente diário em forma de lições, ensinamentos e uma bagagem que se leva para a vida toda. O Colégio Pedro e Rafael traz a paixão pelo educar em seu DNA, com uma trajetória pautada em muita carinho, superação e vontade de fazer a diferença e transformar a vida daqueles que conhecem o nosso jeito humanizado de ensinar.

O respeito pela família “vem de berço”, em uma jornada que começou há muitos anos, quando o sentimento máximo da nossa existência uniu a Tia Rosa e o Tio Pedro. Os grandes responsáveis de tudo. Um casal que sempre refletiu amor, cumplicidade e comprometimento com o próximo. A relação abençoada gerou frutos: três vidas geradas a partir deste enlace. O papai agricultor e a mamãe professora, guerreiros por natureza, foram agraciados com a vinda de Marcelo, Rafael e Pedro. Um elo familiar que, desde sempre, desafiou barreiras, dores, lutas e as surpresas, vez ou outra, nada agradáveis da vida; como a partida do querido Marcelo, que, logo cedo foi chamado ao encontro do Pai, com apenas 9 anos na ocasião. Os irmãos, Pedro e Rafael uniram-se ainda mais, em um verdadeiro pacto de fraternidade e harmonia.

Vocacionada para a educação, Tia Rosa sempre teve vontade de ter a sua própria escola, com o seu jeito, para que pudesse educar com todo amor que sempre lhe foi característico. Este desejo ganhou vida com o berçário “Nana nenê”; o primeiro passo para uma história de muita dedicação, entrega e corações carregados de esperança em um mundo melhor, a partir de um ensino diferenciado.

O ano de 1999 foi marcado por mais uma perda irreparável. O Tio Pedro foi ao encontro do saudoso Marcelo, nos braços de Deus. Bravamente, a Tia Rosa seguiu como uma matriarca amorosa, cheia de garra e proteção aos filhos. Era preciso continuar daquele ponto, mesmo com o vazio deixado pelas perdas. Aquela mulher guerreira foi edificando suas vitórias, nos mínimos detalhes e comemorando cada pequena conquista ao longo dos anos seguintes. Ela é a prova que, em meio a risos e lágrimas, o desejo de ir além é o que nos guia e nos fortalece.

A querida Tia Rosa, com todo o seu zelo por uma educação verdadeiramente humana, inspirou os filhos Pedro e Rafael, que decidiram seguir os passos da mãe, com o intuito de perpetuar aquele lema criado lá atrás, em 1969, de “Educar com amor e formar para a vida”. Os irmãos entenderam que era preciso levar o legado daquela família abençoada, para que muitas outras pessoas pudessem experimentar a forma assertiva como conduziam a arte de ensinar.

O Colégio Pedro e Rafael, que leva esse nome em homenagem ao pai e aos filhos da Tia Rosa, recebeu a autorização para iniciar suas atividades em 2002. Um divisor de águas na história daquelas pessoas. O sucesso veio como reflexo de um trabalho árduo e focado em transformar vidas. Aos poucos, outras unidades foram surgindo e o time foi crescendo. Mas, a essência do Colégio Pedro e Rafael, continua a mesma: deixar um pedacinho de amor e luz, em um lugar aconchegante, com cheirinho de segundo lar, tal qual a Tia Rosa desejou, desde o início.

Compartilhe essa História

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Confira outros conteúdos...